quarta-feira, 30 de maio de 2012

Profetisa Hulda

Então, o sacerdote Hilquias, Aicão, Acbor, Safã e Asaías foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, o guarda- roupa, filho de Ticva, filho de Haras, e lhe falaram. Ela habitava na cidade baixa de Jerusalém.( 2 REIS cap.22 vers.14)

Em Jerusalém, o rei Josias de Judá, deu início a uma reforma na Casa do Senhor onde foi encontrado o Livro da Lei.Quando o escrivão leu o Livro o rei Josias rasgou as suas vestes por conta dos males que o povo sofreria .Então o rei manda os sacerdotes consultem ao Senhor através da profetisa Hulda.Mas quem foi Hulda?
Hulda era esposa de Salum responsável pelas vestimentas do rei, eles moravam na Cidade Baixa talvez como em um subúrbio nos dia de hoje.Acredita-se que ela era membro oficial da corte real.
Em lugar de Jeremias e Sofonias profetas ativos dessa época o rei escolheu consultar Hulda que confirmou todas as consequências que o povo sofreria.
O fato de os sacerdotes e os conselheiros de rei se voltarem a uma mulher, anula a ideia de que Deus usa mulheres para esse ministério apenas quando não há homens disponível. Ele usa mulheres sim quer na presença de multidões ou diante de poucos ouvintes.
Deus usou Hulda para transmitir a mensagem ao rei, ela estava preparada e não perdeu a oportunidade.Ele escolheu Hulda pois a conhecia e sabia da sua coragem e capacidade de aconselhar. Ela colocou seus dons espirituais recebidos de Deus a Sua disposição, foi obediente e fiel ao transmitir a palavra de Deus ao seu povo.
Hulda desempenhou um papel importante na história de Israel, apesar de seu nome aparecer apenas uma vez no palco da história dessa nação durante um tempo de deserção religiosa .
Após ouvir as palavras do Senhor através de Hulda o rei Josias deu início a uma grande limpeza em Judá derribando todos os altares levantados a ídolos.E assim leu-se o Livro da Lei a todo povo, do menor até o maior, e o rei fez uma aliança com o Senhor e todo povo uniu a essa aliança.
Cabe a nós como sacerdotisas desse tempo nos colocarmos a disposição de Deus, e a  cada dia nos preparar para as grandes oportunidades que Deus nos dará.Seja como Hulda uma mulher fiel as palavras de Deus e esteja pronta para ser Sua mensageira. 

Um comentário: