quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ainda existe esperança


21 : 14Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.
21 : 15E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.
21 : 16E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
21 : 17E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
21 : 18Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.
21 : 19E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.Gênesis Cap.21 
Agar era a serva egípcia de Sara e Abraão.No antigo Oriente a relação entre uma serva e a esposa do patrão consistia em honra, obediência e lealdade. E como Sara era estéril, Agar poderia ser uma mãe substituta.
Com a gravidez Agar passou a ser maltratada por Sara. Então nasce a criança, Ismael.Porém Sara agiu de má fé , por quanto Deus havia lhe prometido um filho e nasce Isaque.
Após Isaque ter desmamado, vendo Sara que o filho de Agar caçoava de Isaque, fez com que Abraão rejeitasse Agar e Ismael.Ele ficou triste, como rejeitar um filho, sangue de seu sangue.Mas Deus confortou o coração de Abraão, pois faria de Ismael uma grande nação.Conta a bíblia que Agar saiu errante pelo deserto de Berseba.O significado da palavra errante é aquele que vagueia de maneira incerta, sem destino.
E foi Agar vagando pelo deserto de modo incerto, imagino eu que ela procurava um destino para sua vida e do seu filho.
Muitas das vezes nos deparamos com ocasiões que nos fazem perder o chão, perder o rumo e assim como Agar vagamos em nossos pensamentos sem saber oque fazer.
Tendo acabado o pão e água a solução que ela teve foi abandonar o seu filho e esperar que ele morresse.Ela não via esperança, somente o grande e caloroso deserto.Essa muita das vezes é o nosso erro desistir,abandonar  a nossa armadura e se entregar de vez ao  adversário.Imaginamos que Deus está tão longe e não possa nos ouvir.
Deus ouviu a voz do menino, imagino eu que Abraão tinha ensinado seu filho a falar com Deus.E enquanto sua mãe chorava seu filho clamava, Deus jamais iria desampara-los.E em meio aquele deserto fez surgir um poço e mostrou a Agar que estaria com eles.
Deus não desampara um justo,Ele agiu no passado e continua agindo hoje,pois Ele é o grande"Eu Sou".Ele é: O Messias; O pão da vida; A luz do mundo; A porta; A ressurreição e a Vida;O caminho, a verdade e a vida ; A videira verdadeira.
A maior esperança do mundo foi e continua sendo Jesus Cristo.
Uma pessoa sem esperança é alguém sem sonhos, sem ideais, sem otimismo, sem futuro.Quando não há esperança, o desespero toma conta da vida.Aparece o pensamento derrotista e surge o fracasso.
Uma pessoa com esperança tem uma mente positiva e otimista.Crê no triunfo do bem sobre o mal.Não desanima na luta, levanta-se quando cai, confia na direção de Deus e conserva a alegria de viver.
"Bendito o homem que confia no Senhor e cuja a esperança é o Senhor"Jeremias cap.17 vers.7




Nenhum comentário:

Postar um comentário